RH: Luz, câmera, ação!


     Quando assistimos a um filme, a um espetáculo teatral ou a uma cena de novela, por mais que tenhamos certeza que para todo aquele resultado visto, tenha havido muita preparação e dedicação, não temos noção de 10% de todo investimento feito para que se alcançasse o resultado final.
Durante um curto tempo em minha vida, me dediquei ao teatro em busca de melhorar minha postura, fala e concentração. A intenção nunca havia sido me tornar uma atriz ou seguir uma carreira, mas sim, buscar aperfeiçoamento através de novas técnicas para um melhor desempenho na minha área de atuação. E foi nesse tempo em que pude ter certeza da intensidade dos bastidores. Leitura de texto, exercícios corporais, muitos ensaios, preparação vocal, iluminação, figurino, trilha sonora, divulgação. Ufa! Muita coisa para que todo elenco estivesse pronto no dia e na hora para apresentação do espetáculo. A partir daí, tive a certeza que nada nasce pronto e que para que se atinjam níveis próximos da perfeição é necessária muita dedicação.

     E o “era uma vez” dessa história começa exatamente assim. Quando eu trabalhava para uma empresa no segmento de hotelaria, pude viver a experiência sobre essa teoria. Para se fazer RH de verdade, é necessário muito envolvimento com o segmento que atuamos. Entender sobre os processos, os produtos, a cultura. Para fazer gestão das pessoas, é fundamental conhecer a fundo sobre o negócio, pois caso contrário, o RH só será de fato mais um setor na empresa, atuando como cereja do bolo e não como ingrediente primordial para os resultados. A hotelaria favorece muito para esse aprendizado, uma vez que os gerentes de área fazem plantões aos finais de semana, se responsabilizando por toda operação do hotel.

     E foi em um desses plantões que recebi pelo rádio um chamado para atender a um problema na garagem do hotel. E quando cheguei ao setor, não imaginava o tamanho do problema: o manobrista havia descumprido um procedimento e causado danos em dois veículos de hóspedes distintos. Um deles entregou o cartão da empresa e pediu que o hotel fizesse contato no início da semana para que os reparos fossem realizados e ressarcidos. Até ai, excelente! Ou não, pois às vezes, problemas fáceis demais não geram oportunidades. E então, o outro hóspede chegou na garagem e quando viu o veículo dele com a parte frontal amassada, a placa totalmente danificada, a sensação que tive foi que ele iria, no mínimo, me bater. Muito nervoso me ofendeu muito e exigiu uma solução em 5 minutos (claro que ele mesmo disse o que queria que fosse feito). E a ordem foi atendida. Nos dias que seguiram estive em contato direto com esse hóspede para resolver por completo o problema gerado durante meu plantão.

     Com o fim da hospedagem dele, parecia que a relação estava encerrada. Ledo engano, pois estava apenas começando. Esse hóspede era diretor de expansão de uma grande empresa e ninguém sabia. Quando nosso comercial foi visitar a empresa na cidade sede dela, esse diretor teve como decisão, pelo atendimento dado a ele, fechar toda hospedagem da equipe com o hotel. E se vocês pensam que a história termina aqui, outro engano. Alguns meses mais tarde, esse diretor me fez um convite irrecusável para minha vida profissional. Uma chance única, daquelas que iriam demorar uns 100 anos para acontecer de novo. E tudo isso porque estava apenas fazendo o meu melhor, independente para quem. Estava de fato, colocando em prática toda preparação do bastidor. Fazendo com que a qualidade do meu trabalho fosse ator principal. Estar preparado é fundamental. Acreditar no que se faz também e fazer bem feito sempre são sinônimos de conquistas! Seja o melhor de si e verá isso.
logoblog

6 comentários:

  1. Flávia, adoro demais seus textos. Me acrescentam muito e me fazem refletir. Bjo grande

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  2. Flávia, adoro demais seus textos. Me acrescentam muito e me fazem refletir. Bjo grande

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  3. Cada história e experiência que está compartilhando são ótimas! Estou feliz em relembrar cada uma... rsrs

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