RH: Sentindo na Carne


Durante as semanas que antecedem ao carnaval, fiquei pensando em um post que pudesse estar relacionado ao tema.  Mas como encontrar uma relação entre RH e Carnaval? Vamos começar então pelo sentido do carnaval. Esse foi oficializado como uma festa que se realiza antes da Quaresma. Devido ao fato de que, no período seguinte, o católico não poderia comer carne, tudo seria consumido nos dias antecedentes, mesmo porque não existiam geladeiras para que pudessem guardá-la. Então, era uma espécie de “despedida da carne”. Em latim, a festa era chamada “carne vale”, que significa “adeus à carne”. Podemos definir, então, o carnaval como a festa da carne. E para quem faz RH, sentir na carne é procedimento diário.
Há algumas semanas atrás, pude viver mais uma grande ignorância em relação ao conhecimento que profissionais de outras áreas, afirmam ter sobre o RH nas empresas. Em reunião com um consultor de processos, quando fui dizer a ele como eu atuava e vivia o RH, o mesmo disse: “entendo, até porque RH tem que receber é muito chute na bunda mesmo, porque não vale nada”. No século que estamos, profissionais de Rh ainda se deparam  com seres que não apenas possuem esse tipo de pensamento, mas  também são capazes de  manifesta-los.A reunião continua e ele solta mais uma: “RH não trabalha para operacional, só para liderança”. Confesso que não me faltaram argumentos, mas com o tempo, junto com as rugas, adquirimos maturidade. E por uma conquista tão grande como essa, chego à conclusão que não valeria lançar pérolas a porcos. Silêncio é ouro!
 RH vai muito além de processos seletivos, dinâmicas e ações motivacionais. RH é conhecer gente e saber inseri-las muito bem em processos dentro de uma organização. É saber fazer resultado através de um  bem muito precioso para as empresas: as pessoas. Um RH não precisa de chute na bunda. Precisa de respeito e espaço para gerar (e muito) resultado. É na verdade, ainda uma área nova e que vem se transformando a cada dia. A empresa que abrir os olhos e deixar cair a máscara da ignorância verá. Mas para quem ainda está preso a conceitos distorcidos, ainda tem tempo de renovar a fantasia de Pierrot e Arlequim.  
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não possui conta Google, é só selecionar a opção "Comentar como Nome/URL".